De onde quer que venha, a força criadora que inspira uma ação ou produção cultural e artística, comunica, marca um tempo, ressignifica, e por vezes transforma lugares, estórias, pessoas. E são muitos os feitos de nossos artistas e ativistas culturais locais. Uma multiplicidade de produções que merecem ser conhecidas ou disseminadas. Ações transformadoras que precisam ser compartilhadas e apoiadas. Nessa editoria, reportagens abordarão tais feitos e ações, sobretudo, a partir da narrativa de seus realizadores.
As manifestações artísticas e culturais de nosso povo provocam alegria, sentimentos, lembranças e até devoção. São ritmos, cores, texturas, enredos, movimentos, capazes de nos tocar a alma. Mas, é fato que há uma pluralidade de conjunturas que cercam o universo artístico da região. Esta editoria se constitui, portanto, um espaço para problematizar tais questões. Para relatar e ponderar, dentre outras coisas, sobre o lugar e a existência de um não-lugar de visibilidade e valorização de certas produções artísticas e seus agentes criadores.
Cada sujeito tem suas manias, gostos, interesses, personalidade, visão de mundo, defeitos e qualidades, mas se tem algo que nos une, nos assemelha uns aos outros é a territorialidade. A noção de pertencimento a um lugar e o compartilhamento de códigos culturais ecoa forte fazendo com que reconheçamos nossa gente. É nesta editoria que diferentes personagens se fazem presentes, contam suas histórias, mostram sua arte e sua essência. É o espaço para nossa gente.