Evento contará com produções de Pattrícia de Aquino e Carol Diógenes
Por Julia Nunes
Nesta segunda-feira (19), a partir das 18h30, o Cineteatro São José, em Campina Grande (PB), receberá a 1ª Mostra “Ela Faz Cinema”. O evento, que terá entrada franca, vai exibir os curtas “Joana” e “Isso Não é Mimimi" da diretora Pattrícia de Aquino, e o documentário “A Década Em Que Nada Mudou” da jornalista Carol Diógenes.
A mostra foi ideia da produtora e diretora do Cineteatro São José, Moema Vilar, e pretende fazer alusão a própria data do evento, que celebra o Dia do Cinema Brasileiro. No entanto, a diretora também prestigia a atuação das mulheres nas vertentes técnicas do cinema, e para isso, contou com a parceria da cineasta paraibana Pattrícia de Aquino, que ministra uma oficina de teatro no mesmo estabelecimento.
"A gente precisa muito se ver na tela, de debater o cinema feminino e a dificuldade na presença de diretoras e roteiristas. Na parte da técnica, a gente tem uma deficiência muito grande de mulheres na direção de fotografia, som, montagem... A mulher cabe muito na parte de produção que é o meu caso inclusive mas a gente quer montar mais projetos com presenças femininas," explicou a diretora do Cineteatro São José, Moema Vilar.
O evento contará com uma roda de debate após as exibições e tem como intuito valorizar produções audiovisuais paraibanas e trazer visibilidade ao próprio material exibido, que também trata sobre as vivências da mulher na sociedade sob várias perspectivas, a exemplo do curta “Joana”, que assim como em “A Década Em Que Nada Mudou”, diz respeito a violência contra mulher.
Cenas dos filmes - Foto: Sara Andrade, Carol Diógenes e Pattrícia de Aquino
O roteiro de "Joana" surgiu diante do aumento no número de casos de feminicídio entre 2017 e 2020, especialmente, na região do cariri paraibano. Segundo a diretora, Pattrícia de Aquino, “Joana” e “Isso Não é Mimimi” têm um viés político, social e educativo e buscam expressar sua inquietude sobre temas como violência e preconceito, através da “arte cinematográfica, pois ela pode chegar a muitos lugares,” contou.
Já a jornalista Carol Diógenes afirma que a produção de "A Década Em Que Nada Mudou" surgiu após sua inquietude com relação a fuga do principal criminoso da Barbárie de Queimadas, que ocorreu em 2012. Ela conta que apesar de produzir mais conteúdos humanizados, foi um caso " difícil, mas que precisa ser falado. A gente não pode esquecer esse tipo de assunto [...] uma forma de respeitar a memória delas."
Sobre o Ela Faz Cinema
"Ela Faz Cinema" é uma mostra de produções cinematográficas que surgiu no ano de 2023 por uma iniciativa de Moema Vilar, produtora cultural e diretora do Cineteatro São José e da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC), em parceria com a cineasta paraibana, Pattrícia de Aquino. O evento, que está em sua primeira edição, tem como intuito dar visibilidade às produções realizadas por mulheres, além de incentivar o debate sobre o cotidiano da mulher em sociedade através dos próprias produções.
コメント