O evento é promovido pela Feira Literária de Campina Grande (FLIC)
Felipe Bezerra
20 de junho de 2022
Os espaços da Feira Central localizada na rua Dr. Carlos Agra, no Centro, recebe com muito cordel, forró e cantoria, a 5ª edição do Encontro Paraibano de Cordelistas. Realizado pela Feira Literária de Campina Grande (FLIC), o evento acontece no dia 25 junho, no sábado, às 9 horas da manhã. O objetivo da iniciativa é manter viva a tradição da literatura de cordel, assim como a apresentação de cordelistas e a exposição de discussões sobre a cultura popular.
O encontro deste ano conta com a parceria do Projeto "Bom é na Feira", uma iniciativa da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) para promoção e conservação do Patrimônio Imaterial da Feira Central de Campina Grande. Com o intuito de arrecadar subsídios a FLIC lançou a campanha "passando o chapéu de couro", na qual interessados em contribuir podem realizar o pagamento de 50,00 reais e receber a camiseta desta edição. Uma outra opção é fazer a retirada de quatro livros da Feira na compra de um voucher de mesmo valor.
A 5ª edição, nas declamações de cordel, recebe grandes nomes como: Anne Karolyne; Juliana Soares; Lima Filho e Gabriel Diniz. Um dos destaques deste ano é a participação do repentista sumeense Thulio Fontinele, de apenas treze anos. O evento também conta com a presença do repentista Afonso Pequeno e a alegria da dança ficará nas mãos do grupo Caetés. De acordo com um dos organizadores, o Professor Stellio Mendes, a maior expectativa para esta edição, assim como nos anos anteriores é a reunião desses artistas em torno da arte milenar e intensa que é o cordel.
Sobre o Encontro
A primeira edição ocorreu em 2018, surgindo da urgência de um espaço para fomento e manutenção da cultura do cordel e de todas as vertentes culturais no estado da Paraíba. Nos anos de 2020 e 2021, em decorrência da Pandemia de Covid-19, os eventos aconteceram de modo remoto. Com a participação de artistas da Paraíba e de estados vizinhos, o evento já contou com a presença de Manuel Cavalcanti; Robson Renato; Luzenir Fernandes; Francisca Araújo, entre outros. Em 2021, sua 4ª edição, os organizadores promoveram mesas redondas com debates sobre temas atuais e importantes como o cordel e a homofobia e a presença de mulheres no Cordel.
Comments