top of page

Alcantil (PB) recebe Mostra de Curtas Infantis do Mercosul Audiovisual

A mostra traz seis curtas-metragens de quatro países diferentes, oferecendo uma nova janela de exibição para o cinema regional


por Guilherme Barbosa


Programação da Mostra  – Foto: Reprodução Instagram @meninosdealcantil - Campina Cultural
Programação da Mostra – Foto: Reprodução Instagram @meninosdealcantil

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto, a cidade de Alcantil (PB) vai receber a Mostra de Curtas Infantis do Mercosul Audiovisual. A mostra terá duas sessões: a primeira pela manhã, a partir das 9h, e a segunda à tarde, a partir das 15h, ambas acontecem na Casa de Cultura de Alcantil Jardel Marques de Souza. O evento é realizado através da parceria do Cine Clube Meninos de Alcantil com a Mostra Mercosul Audiovisual: Ciclo de Curtas Infantis.


A programação oferece obras que falam de temas como valorização das raízes afro-brasileiras, superação de desafios e preservação ambiental. A mostra faz a parceria com a Plataforma Mercosul Audiovisual com o objetivo de levar produções internacionais para as crianças do município, despertando o interesse delas pelo cinema, além de comemorar o 32º aniversário do Mercosul oferecendo uma nova janela de exibição para o cinema regional.


Erasmo Rafael, fundador do Cine Clube Meninos de Alcantil e atual consultor e assessor do projeto, conta sobre a parceria: “Teve um edital para os pontos de exibição e cine clube para todos os países do Mercosul, em seguida foram selecionados 120 pontos de exibição e o Cine Clube Meninos de Alcantil foi um dos selecionados (...). Depois aconteceram algumas reuniões on-line e capacitações para o uso da plataforma com os filmes e o material de divulgação.”


“As expectativas para a mostra são as melhores, espero que os filmes consigam passar mensagens positivas e de superação para todos os alunos das escolas de Alcantil, despertando nas crianças alcantilenses o interesse pelo cinema, e criar uma prática permanente de exibição semanal para nossas crianças, jovens e adultos” completa ele.


No total, serão seis curtas-metragens de quatro países diferentes exibidos, sendo eles as obras brasileiras “Meu Nome é Maalum” de Luiza Copetti, “Sobre amizade e bicicletas” de Julia Vidal e "Teo, o menino azul” de Hygor Amorim, além dos internacionais “Esta lã é minha” (Esta Lana es Mia) de Duilio, da Argentina, “Não estão sozinhos (No Están Solos) de Mathias Maciel, do Paraguai, e “La Sixtina” de Juan Camilo Fonnegra, da Colômbia.


Os curtas-metragens prezam pela acessibilidade de toda a comunidade, por isso contam com os recursos: língua de sinais em libras, legendas descritivas e audiodescrição. Para mais informações sobre a Mostra de Curtas Infantis do Mercosul Audiovisual, acessem os perfis do Instagram: @meninosdealcantil e @emcenaconsultoria.


Fotos de exibições de filmes no Cine Clube Meninos de Alcantil – Fotos: Túlio Martins


Sobre o Cine Clube Meninos de Alcantil


O Cine Clube Meninos de Alcantil é uma ação conjunta do Centro Cultural Meninos de Alcantil, o Balé Popular de Alcantil e a Casa da Cultura de Alcantil. Ele acontece na sede do Centro Cultural Meninos de Alcantil ou na Casa da Cultura, com exibições de filmes quinzenalmente para os alunos das escolas municipais e estadual do município, mas é aberto a toda comunidade. Sempre após cada exibição é realizado um bate papo com o objetivo da disseminação de cultura.

תגובות


התגובות הושבתו לפוסט הזה.
bottom of page