top of page

Ativista midiática Bruna Araújo desenvolve revista Campina Cultural em versão impressa

A revista Campina Cultural foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso da ativista


por Redação


Para celebrar os três anos de atividade do programa Campina Cultural, a idealizadora da proposta e acadêmica do Curso de Jornalismo, Bruna Araújo, desenvolveu a revista Campina Cultural. A edição comemorativa foi apresentada na defesa pública de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na última sexta-feira, 21, na Central de Aulas Paulo Freire, no campus de Campina Grande da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).


Capa da revista Campina Cultural - Foto: Ada Guedes
Capa da revista Campina Cultural - Foto: Ada Guedes

O produto midiático, aprovado com nota máxima, traz um compilado de produções jornalísticas já produzidas pelo programa de extensão. Com este trabalho, Bruna Araújo traz a modalidade impressa para o programa, que já conta com outras experimentações de mídia, a exemplo de produção de conteúdo digital, trabalhos fotográficos e audiovisuais.


A revista


A revista, homônima ao programa, reúne relatos exclusivos de entrevistados e dá acesso a conteúdos audiovisuais que interagem com as matérias jornalísticas. Além disso, a ativista assina a estética da revista com a sua marca pessoal: o amplo uso de colagens digitais e fotografias.


A ativista midiática acredita que a proposta central da revista é disseminar o trabalho realizado pelo Campina Cultural. "A revista tem potencial para ser desenvolvida como uma produção impressa de periodicidade anual ou semestral, assim como ser distribuída em maior escala para o seu público", conta Bruna Araújo.


Assim como no site do Campina Cultural, a edição pioneira da revista está distribuída em três editorias especializadas em jornalismo cultural, sendo elas a editoria Feito, que aborda a produção de saberes e fazeres da cultura local; a editoria Fato, que problematiza questões de interesse do setor cultural; e a editoria Gente, que busca relatos de vida e visões de mundo dos artistas. A criadora da revista escolheu conteúdo jornalístico autoral bem como aqueles em que ela assina a coautoria da produção.


Bruna Araújo e Ada Guedes com a Revista Campina Cultural - Foto: Aurélia Araújo
Bruna Araújo e Ada Guedes com a Revista Campina Cultural - Foto: Aurélia Araújo

A defesa do trabalho


O trabalho de conclusão de curso de Bruna Araújo foi orientado pela doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Ada Guedes, que também coordena o programa Campina Cultural e é professora do Curso de Jornalismo da UEPB. Para a professora, esse trabalho tem um significado especial e representa um grande passo para o programa de extensão:


"O trabalho desenvolvido por Bruna, em formato impresso na modalidade revista, é um corolário de tantos trabalhos de excelência desenvolvidos no Campina Cultural. Com amplo alcance nas mídias digitais, as produções dos extensionistas carecia e merece esse espaço mais palpável, tanto para fins de circulação junto aos interlocutores do Campina, como pela possibilidade de registro documental.", ressalta Ada Guedes.


Além da orientadora, a defesa pública da futura jornalista teve sua banca avaliadora composta pela doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) Cássia Lobão, e pelo doutor em Ciências Sociais pela UFCG Jurani Clementino. A versão digital da revista será disponibilizada em breve através da Biblioteca Digital da Universidade Estadual da Paraíba para todos os interessados.


Sobre o Campina Cultural


O Campina Cultural é um programa de extensão da UEPB que foi idealizado pelos ativistas midiáticos Eduardo Gomes e Bruna Araújo, no ano de 2020. Trata-se de uma iniciativa desenvolve ações voltadas à cultura, comunicação e educação no estado da Paraíba. A sua contribuição para o setor paraibano rendeu homenagens na Câmara Municipal de Campina Grande.


Além disso, em 2024 o Campina Cultural, através de um de seus articuladores-gerais Felipe José e dos idealizadores do programa, foi premiado na categoria website da etapa Nordeste da Expocom, a maior premiação do país para produtos experimentais desenvolvidos por estudantes de Comunicação do país.





Hozzászólások


bottom of page