Eduardo Neiva irá compor o elenco do espetáculo teatral apresentado pela In Cena Casa Produções
por Tanmara Gomes*
No próximo mês, entre 8 e 24 de novembro, o ator e dançarino popular Eduardo Neiva fará a sua grande estreia na cidade do Rio de Janeiro com a montagem teatral "O Auto da Compadecida". O espetáculo ficará em cartaz no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea. As apresentações irão acontecer todas as quartas, quintas e sextas-feiras, a partir das 20h.
Eduardo Neiva dará vida ao personagem Bispo, consagrado pela interpretação do ator Lima Duarte no longa-metragem lançado em 2000, de mesmo nome da montagem teatral que ele irá participar. O ator paraibano tem se preparado ao longo de seis meses ao lado de outros artistas com diferentes regionalidades, experiências teatrais e sotaques diversificados.
"Refazer um personagem de um ator na magnitude do Lima Duarte é de uma responsabilidade que me faz tremer as pernas! Ele já deixou a sua marca, que é muito cara, muito rara para todos nós. Então eu tenho estudado muito para que eu também possa deixar a minha marca, a minha nordestinidade. Quero deixar o Eduardo impregnado nesse personagem", conta o ator.
A marca do espetáculo será retornar às tradições do teatro-circo no qual a diversidade de vozes e linguagens está presente por uma trupe urbana nos palcos do teatro carioca. "Ter o Eduardo Neiva no elenco nos permitiu viajar até Taperoá através de seus relatos e memórias. Além é claro, da tradução de muitas expressões presentes no texto de Ariano que nós, do sudeste, não estamos acostumados a ouvir!", conta Alexandre Vieira e Claudia Ventura, diretores da montagem.
Sobre o ator
Além de ator, Eduardo Neiva também é artista popular, brincante, dançarino e produtor cultural. Natural do município de Campina Grande (PB), vive atualmente no Rio de Janeiro, onde tem se dedicado ao ramo da atuação. Iniciou seus trabalho em 2004 na Companhia de Projeções Folclóricas Raízes e com eles já percorreu festivais nacionais e internacionais, contribuindo para o reconhecimento da Companhia como utilidade pública de Campina Grande.
Atualmente, além da preparação para a estreia de O Auto da Compadecida no teatro, Eduardo Neiva investe nas artes midiáticas com experimentações artísticas no campo das leituras dramáticas em suas redes sociais. Fato que já chamou a atenção de artistas como o vocalista da Banda Eva, Felipe Pezzoni, Adriana Calcanhotto do ator Alex Morenno e da atriz Mayana Neiva.
O Auto da Compadecida
O espetáculo teatral O Auto da Compadecida é dirigido por Alexandre Dantas e Claudia Ventura, da produtora In Cena Produções. O elenco conta com atores e atrizes dos estados do Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba e Rio de Janeiro. A proposta é apresentar uma trupe urbana com todas as referências regionais trazidas pelo coletivo.
Esta montagem é inspirada na peça homônima do escritor paraibano Ariano Suassuna, escrita em 1955. A proposta é resgatar na encenação a simplicidade da cultura popular, dos brincantes, dos contadores de estórias. Além disso, a montagem busca estabelecer uma comunicação direta com o plateia, integrando o público na narrativa em cena. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla ou diretamente com o elenco.
*Setorista do Campina Cultural no Rio de Janeiro
Comments