top of page

Campina Cultural integra ações de extensão em comunicação e cultura no I SARUÊ

Simpósio organizado pelo Campina Cultural que propõe integração interistitucional é um sucesso


Por Guilherme Barbosa


Na última quinta-feira (24), aconteceu na Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) a abertura do I SARUÊ - Simpósio de Articulação Universitária para a Extensão, Comunicação, Cultura e Economia Criativa. O evento foi organizado pelo Campina Cultural sob coordenação do professor Me. Rafael Melo (DECOM-UEPB), e dos pesquisadores e ativistas midiáticos Eduardo Gomes (PPGC-UFPB) e Felipe José (DECOM-UEPB).


O Simpósio teve como cerimonialista o poeta Ramon Salles e se iniciou com palestra do professor Dr. André Piva (DTH-UFPB), criador do Paraíba Criativa, na qual se destacou a importância da troca de saberes entre professores e alunos, os desafios enfrentados por artistas locais e a importância da Extensão Universitária.


"Eu fiquei feliz porque houve receptividade, eu achei que o pessoal foi muito carinhoso comigo. E isso, lógico, pode deixar a gente muito satisfeito, porque como professor, você vive atrás de algum sinal que a sua didática foi aceita, que está dando certo", destacou Piva sobre os feedbacks de sua palestra.


Registros oficiais do I SARUÊ realizado pelo Campina Cultural - Fotos: Taysom Maytchael


Ao longo do dia aconteceram mesas de diálogo, mediadas pelo professor Rafael Melo, com participação do ativista e pesquisador Eduardo Gomes (PPGC-UFPB), de Gustavo Nery (CCJ-UEPB), representante do Campina Cultural no Centro de Ciências Jurídicas da UEPB através do Projeto Contei o que Vi; e do professor Dr. Josenildo Marques (DH-UEPB), idealizador do Arquivo Joazeiro. Estes e outros convidados dialogaram sobre os desafios de trabalhar com comunicação e cultura; a necessidade de se estabelecer parcerias interinstitucionais nessas áreas; e a importância de ações como o Campina Cultural, Repórter Junino, Paraíba Criativa e Arquivo Joazeiro; entre outros temas.


O professor Rafael Melo, aponta que essa era justamente uma das metas do evento. "O objetivo desse simpósio foi promover, consolidar, fortalecer e lançar novas bases e novas pontes para essa articulação que passa pela universidade, mas que estende seus braços para além dela. Por isso, que esse nome leva toda essa conotação de articulação universitária mas para vários campos que seriam a extensão, a comunicação, a cultura e a economia criativa", afirma Rafael.


Além disso, prestaram-se homenagens aos professores Dr. Fernando Firmino (DECOM-UEPB) e Dr. Luiz Custódio (REDE FOLKCOM), que também estiveram presentes nas mesas, por suas contribuições para a valorização dos festejos populares na Paraíba, e para a folkcomunicação, respectivamente. A professora Dra. Ada Guedes (DECOM-UEPB), coordenadora do Campina Cultural, e o Dr. André Piva também foram homenageados por suas contribuições para a promoção dialógica de saberes locais e o fortalecimento da economia criativa através das práticas de extensão.


"O evento foi uma marco para as atividades do Programa este ano pois selou parcerias importantes para a expansão de nossas atividades" aponta Ada Guedes , coordenadora do Campina Cultural. "Ele superou as expectativas no que diz respeito à público e aos debates e propositura para as futuras ações do Campina", afirma.


A programação contou ainda com apresentação do poeta Gabriel Diniz, no fim da manhã, e uma visitação ao MAPP na companhia da Dra. Joseilda Diniz (CORDEL NO MUSEU), e do Me. Cristóvão Andrade (PROCULT-UEPB), no fim da tarde. Na sexta (25), o simpósio continuou com participação do escritor Dr. Hélder Pinheiro (PPGLE-UFCG) apresentando seus trabalhos literários; e se encerrou com uma oficina online do professor Dr. Duílio Cunha (UAAMI-UFCG), sobre a sua atuação através do projeto “Teatro na Escola”.


Sobre o I SARUÊ


Organizado pelo Campina Cultural, o I SARUÊ contou com o apoio do CCJ (UEPB), do DCS (UEPB), do DECOM (UEPB) e da PROCULT (UEPB), com suporte técnico da jornalista Oziella Inocêncio. O evento, realizado nos dias 24 e 25 de outubro, buscou fortalecer parcerias institucionais no âmbito da Extensão Universitária em cultura e comunicação e teve como tema “Comunicação e Cultura em Rede: Fortalecendo a Diversidade e a Inovação através da Extensão Universitária”.

Comments


bottom of page