O cineclube fica localizado no Memorial Severino Cabral e a entrada é gratuita
Por Ana Flávia Soares
Na próxima terça-feira (24), o Cineclube Memorial Severino Cabral exibe o documentário "Retratos Fantasmas", do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho. Será a primeira exibição na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Assim como em outras exibições do Cine, a entrada é gratuita, com início às 19h e debate no final.
O filme estreou no Brasil no dia 24 de agosto, após ter sido exibido no Festival de Cinema de Cannes, na França. Este longa traz a cidade de Recife no século 20 como protagonista, cuja história é contada pela perspectiva dos cinemas existentes no centro da cidade, que por muito tempo movimentaram a população e seus comportamentos. Ele aborda as memórias, e as relações das pessoas com a cidade e com as salas de cinema, mesclando uma narrativa documentária e ficcional.
Embora a obra de Kleber tenha chegado há quase 2 meses no Brasil e sido exibido em várias cidades, incluindo a capital paraibana, Campina Grande não tinha abraçado essa oportunidade. De acordo com o fundador do Cineclube, Romero Azevedo, está sendo aberto um espaço, "uma cota de tela, para um filme brasileiro que é boicotado pelo sistema exibidor, que privilegia o filme estrangeiro".
Para Romero Azevedo, participar da sessão de exibição e debate é uma oportunidade imperdível, pois segundo ele "É um filme importante que infelizmente não seria exibido na cidade (como muitos outros não são) e o cineclube dá essa chance de ver. Participe", finaliza o fundador do cineclube.
Sobre o Cineclube Memorial
O Cineclube Memorial, que funciona desde 2018, tem objetivos sócio-culturais e faz parte da Casa de Cultura e Memorial Severino Cabral. As exibições são sempre de cunho cinematográfico e audiovisual não comercial, dando espaço para filmes produzidos de maneira independente na Paraíba e no nordeste inteiro. Com entradas gratuitas e debates após todas as exibições, o cineclube promove a reunião da sociedade local para assistir coletivamente a filmes que refletem a realidade do país.
Comments