A estação móvel que exibe filmes por todo o país tem a Paraíba como o seu próximo destino
Por Manuel Duarte
Utilizando uma energia limpa e renovável para a exibição de filmes por todo o Brasil, o CineSolar é uma opção de cinema democrático e sustentável que chega neste sábado (09) à Paraíba.
Os municípios de Areial e Pocinhos são os próximos destinos da estação móvel que utiliza a energia solar para levar entretenimento ao longo de toda a sua rota.
Ao longo dos 10 anos do projeto, foram realizadas cerca de 1870 sessões em quase 600 cidades de todo o país. No total, foram mais de 280 mil espectadores que já participaram da experiência gratuita de assistir um bom filme em contato com a natureza
As “Oficinemas” são outra iniciativa do CineSolar, responsável por levar arte, tecnologia e temas sobre sustentabilidade para crianças e jovens. Nessas oficinas, os alunos aprendem a produzir um curta-metragem sobre questões locais e ações sustentáveis, utilizando elementos básicos de fotografia, enquadramento e roteiro. O material produzido é exibido durante a sessão de cinema e fica disponível no canal do Youtube do projeto.
O cinema itinerante é uma iniciativa da empresária e ativista cultural Cynthia Alario, que explica o objetivo CineSolar é transformar espaços públicos de cidades que não possuem salas de cinema: “É levar a magia do cinema para os brasileiros, para as comunidades remotas, para as cidades do interior, do litoral, para as comunidades quilombolas, aldeias indígenas, priorizando principalmente aquelas pessoas que não têm acesso ao cinema”
Para ela, a pauta ambiental também possui destaque na realização do projeto: “Nosso objetivo é promover também a sustentabilidade através da energia solar, apresentando-a para as pessoas como uma possibilidade real de gerar energia.”
Hoje (09), o furgão deve garantir uma sessão de cinema às 18h em frente à Capela do conjunto Severino Donato, no Sítio Lages, zona rural do município de Areial. No domingo (10) o veículo se desloca para o Sítio Campo Formoso, onde realiza uma Oficinema à tarde na Escola Municipal Severino Barbosa e outra sessão em frente à Associação Rural às 18h. A segunda-feira (11) é dia de Oficinema, na Escola Municipal João Izidro dos Santos nos turnos da manhã e da tarde.
O destino seguinte é o município de Pocinhos, onde vai permanecer até o dia 16 de setembro. Na terça-feira (12) o projeto chega à cidade recheado de programação, contando com Oficinema no turno da manhã na Escola Municipal João XXIII no Sítio Arruda, Zona Rural do município, e a noite com exibição de curtas-metragens infanto-juvenis na Praça da comunidade.
Na quarta-feira (13) o furgão se dirige para o Sítio Pedra Redonda onde realiza uma Oficinema na Escola Municipal Jucineide Afonso Pereira, e à noite, ainda na comunidade, terá uma apresentação do Trio de Forró Pé de Serra e outra sessão com exibição de curtas-metragens.
Na quinta-feira (14) o Distrito de Nazaré vai receber o furgão para a sessão de cinema às 18h. No dia seguinte é a vez do Sítio Maris Preto, com oficina de cinema na Escola Rui Barbosa pela manhã e à noite apresentação de forró e sessão de filmes. Para encerrar a programação em Pocinhos, no sábado (16), a partir das 17h vai ter mais apresentação uma de forró e sessão de cinema gratuitos.
Sobre o CineSolar
No teto do veículo são dispostos seis módulos fotovoltaicos, mais conhecidos como placas solares, que capturam e convertem a radiação do sol e a transformam em eletricidade. A energia solar é uma opção de produção elétrica renovável que gera impactos mínimos ao meio ambiente, utilizada pelo furgão na exibição dos filmes, o que faz com que ele seja o primeiro cinema brasileiro que viaja por todo o país utilizando esse tipo de energia.
Comments