top of page

Equipe do website Campina Cultural vence Prêmio Expocom Nacional 2024

Premiação integra programação do Intercom 2024 que aconteceu em Balneário Camboriú-SC


por Redação


Felipe José apresenta Campina Cultural no prêmio EXPOCOM 2024 - Foto: Campina Cultural
Prêmio Expocom Nacional - Foto: Agda Aquino

O Campina Cultural venceu a edição Nacional do prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) na categoria Blog/Website em 2024 e se consagrou campeão nacional após dois anos consecutivos (2022 e 2023) figurando como um dos melhores sites da categoria na Região Nordeste.


Este ano, o trabalho foi assinado pelos ativistas midiáticos Felipe José, Eduardo Gomes e Bruna Araújo, e pelo professor doutor Rafael Melo, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A cerimônia de premiação ocorreu na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú, Santa Catarina.


A equipe já havia conquistado a etapa Nordeste, que foi realizada na cidade de Natal (RN), entre os dias 8 e 10 de maio. Felipe José esteve por lá representando a equipe do site e apresentando o trabalho aos pares.


Para ele, essa premiação é de extrema importância: "Fico muito feliz com esse prêmio pois, desde o momento que entrei para o Campina Cultural, sabia que se tratava de um trabalho sério e comprometido com a qualidade das ações que desenvolve. Sempre foi um orgulho fazer parte dessa equipe! Ela é construída com muito esforço por tantas pessoas dedicadas. E agora, mais do que nunca, esse orgulho é ainda maior graças ao reconhecimento nacional que a premiação nos deu", conta.


O website foi lançado em 21 de maio de 2021 e é um dos produtos do Campina Cultural, programa de extensão homônimo ao produto vencedor idealizado por Eduardo Gomes e Bruna Araújo em 2020, sob coordenação e mentoria da professora doutora Ada Guedes, do curso de Jornalismo da UEPB.


Embora seja um trabalho totalmente idealizado, gerido e desenvolvido por alunos, a atividade do Programa só é possível graças ao olhar cuidadoso e coordenação precisa de Ada Guedes e de seu empenho em criar pontes com outros professores como é o caso do próprio Rafael Melo que se responsabilizou pelo trabalho apresentado na premiação deste ano, bem como de outros colaboradores e parceiros.


"O prêmio Expocom é o Oscar dos estudantes de Comunicação do país. Ele é a expressão máxima da qualidade técnica que os produtos midiáticos da área tem a oferecer. Quando concebemos o website, em 2020, já sentíamos o seu potencial para o fortalecimento da cultural de nosso estado. Tudo isso pode ser concretizado graças ao exercício de nossa autonomia e promoção do instinto coletivo a partir do olhar sensível do poeta e professor Rafael Melo e da jornalista e professora Ada Guedes", comentam Eduardo Gomes e Bruna Araújo.


Sobre a Expocom

A Expocom é destinada a apresentar e premiar os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes no campo da comunicação. Em 2022, o Campina Cultural já havia sido finalista da Etapa Nordeste nas categorias Projeto de Extensão e Website, na cidade de Salvador (BA); e em 2023 concorreu novamente na categoria Website, na própria cidade de Campina Grande (PB).


A vitória da equipe do Campina Cultural em 2024, tanto na etapa Nordeste como na etapa Nacional é simbólica e integra uma das conquista da ampliação histórica do Programa aprovada em edital, e do reconhecimento pela Câmara Municipal de Campina Grande por suas contribuições para a cultura do município.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page