top of page

Espetáculo Corpa Futurista chega a Riacho de Santo Antônio nesta sexta-feira (15)

O espetáculo chega através da Caravana Interatos e vai ser apresentado na cidade amanhã (15)


Por Guilherme Barbosa


Cena do espetáculo "Corpa Futurista"
Espetáculo "Corpa Futurista"/Foto: Hugo Muniz

A Caravana Interatos volta ao município de Riacho de Santo Antônio para a exibição do espetáculo de dança “Corpa Futurista” – A Cena Brincada No Nordeste Futurista. O evento é realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e acontece amanhã (15) às 16h no Espaço Multiuso Severino Ferreira da Silva da cidade. O espetáculo tem duração de 45 minutos e é livre para todos os públicos.


Corpa Futurista é um espetáculo que mistura diferentes gêneros de músicas populares como o coco de roda, a ciranda, tribo indígena e o cavalo marinho, além de referências na música Hip hop, a cultura Ballroom e o cenário de dança contemporânea, além da improvisação. No espatáculo, a dança é um jogo corporal onde se há uma mistura de universos simbólicos tradicionais, urbanos e tecnológicos.


Nesse jogo corporal, os dançarinos não possuem limitações de gêneros, se apresentando com panos em seus rostos e usando a linguagem neutra. As figuras mascaradas durante a dança exploraram o lúdico das brincadeiras e a denúncia de violências estéticas que corpos atípicos podem sofrer no fazer artístico, usando objetos do coditiano, como livros e brinquedos, para passar essa mensagem.


"Corpa Futurista" é apresentado em ambientes populares, como em ruas e em praças, e estimulam os telespectadores com o seu visual incomum e misterioso. O espetáculo tem como objetivo evidenciar o fazer artístico para que seja considerado um processo educativo e também a retomada de valores culturais locais e tradicionais, sem deixar de lado os problemas da atualidade.


O show é baseado do projeto Nordeste Futurista de Luana Flores, que também assina a trilha sonora. As dançarinas de danças urbanas de João Pessoa Karla Oliveira e Lua Camboatá foram convidadas para estrelar o espetáculo como as dançarinas principais.


"O Corpa é a materialização de uma pesquisa que vem se construindo há bastante tempo para entender como trabalhar com hibridizações em dança" comenta a dançarina Lua Camboatá "Por ser um trabalho com bastante improvisação, o Corpa Futurista se mantém como campo aberto, como um laboratório cênico e a cada vez que eu e Karla o apresentamos, enxergarmos novos caminhos. É um espetáculo que se retroalimenta".




Sobre a Caravana Interatos

A Caravana Interatos tem como objetivo promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba através de espetáculos regionais, oficinas e bate papos selecionados através de um edital que é publicado no início do ano. Com a ajuda do Funes, a caravana consegue passar por cidades no interior da Paraíba. Já passando por Areia, Esperança, Alagoa Nova, Taperoá, Mogeiro, Cuité, Monte Horebe, Pocinhos, Solânea, Baraúna, Cabedelo, Campina Grande e finalizando agora em Riacho de Santo Antônio.


Comments


bottom of page