Exposição aberta ao público começa hoje (21) e segue até o início de dezembro
por Felipe José
A partir desta segunda-feira (21), o plenário da Câmara Municipal de Esperança (PB) começará a expor trabalhos artísticos desenvolvidos por estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Irineu Joffily. Ao total, serão 15 obras que seguirão sendo exibidas até o próximo dia 5 de dezembro.
Os trabalhos nasceram de uma prática de imersão do professor de Artes Radamés Rocha para auxiliar seus alunos no estudo do Renascimento. Apesar das dificuldades de ajustar o projeto ao tempo de aula reduzido do Novo Ensino Médio, a proposta que inova ao contemplar elementos de curadoria e expografia foi muito bem sucedida segundo relatos dos próprios alunos.
"Foi muito bom fazer esse projeto porque além de eu estar com os meus amigos nós fizemos algo novo.", relata Ana Clara Farias, 16, estudante da Escola Irineu Joffily. "Foi um sentimento tanto de realização, de ter conseguido fazer, quanto de alegria por poder estar fazendo aquilo", complementa.
O desenho em grafite e a pintura com giz pastel seco em papel kraft foram algumas das técnicas utilizadas para produzir o material que foi exposto pela primeira vez em outubro na mostra pedagógica da própria escola (a Feira Livre do Saber) e agora segue para a Câmara.
Doutor em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo, Radamés é o primeiro professor de Artes da Escola Irineu Joffilly com formação específica na área. Ele conta que a ideia de expor essas obras na Câmara surge de uma necessidade de "ir além dos muros da escola, apresentando pra sociedade esperancense um pouco da produção dos alunos" e de superar visões preconceituosas sobre o ensino em escolas públicas.
Processo de produção artística dos alunos da EEEFM Irineu Joffily - Foto: Radamés Rocha
Sobre esta parceria, Carlos André de Almeida, presidente da Câmara Municipal de Esperança, destaca: "É importante tanto do ponto de vista cultural, como social e até mesmo político. A iniciativa dos professores, diretores e colaboradores da Escola Irineu Joffily para com a Casa só enaltece o poder legislativo."
Sobre a EEEFM Irineu Joffily
Localizada na rua Juviniano Sobreira, 125, no Centro de Esperança, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irineu Joffily foi a primeira escola estadual da cidade inaugurada em 1932. Atualmente, é a instituição de ensino presente no município que mais acolhe alunos da zona rural.
Com turmas de Ensino Médio e de Ensino Fundamental, a escola completou 90 anos de tradição e pioneirismo em junho deste ano. Assim, a Escola Irineu Joffily é apenas sete anos mais nova do que o próprio município de Esperança, emancipado em 1925 após se desmembrar de Alagoa Nova.
Comments