1ª edição contará com exposições, mostras, oficinas, shows e mais
por Felipe José
Neste final de semana, entre os dias 12 e 14 de maio, Campina Grande receberá a 1ª edição do Festival Parahyba de Hip Hop. O evento gratuito é uma realização do Coletivo Alguma Coisa em parceria com a Batalha do Pedrega, Batalha do Bacurau, Batalha da Pirâmide, Batalha da Borborema, Batalha das Quebradas, e outras entidades artísticas. A programação contará com oficinas, exposição fotográfica, mostra audiovisual, shows, poesia slam e rima.
O festival terá inicio no Cineteatro São José, a partir das 18h desta sexta-feira (12), com a exposição "Expressões contemporâneas do hip-hop de Campina Grande-PB", entre outras atividades. No sábado (13), o festival segue no Cine São José, desta vez a partir das 9h, com a realização de rodas de conversa ao longo do dia e oficinas de stencil, breaking, danças urbanas, entre outras.
No domingo (14), o evento será dividido em dois momentos. Pela manhã, o grupo se concentrará às 8h na Praça Jornalista Evandro Barros, no bairro Universitário, e às 9h irá até a Escola Monte Carmelo, no bairro do Pedregal para realizar oficinas de muralismo, grafitti e lambe-lambe. No período da tarde, às 15h, a programação segue com apresentações de slam, dança e batalhas de rima no Lab Matulão, na R. Montevidéu, 181 - Prata.
Tarsila Souza, Diretora de Arte do Coletivo Alguma Coisa, afirma que o Festival é muito importante por proporcionar, tanto para os artistas, quanto para a comunidade campinense, "capacitação, vivências e experiências voltadas para o hip-hop". Para ela, o grande objetivo do projeto é agregar pessoas e "juntar cada vez mais MCs, grafiteiros, dançarinos e apoiadores do hip-hop no geral".
Aprovada em março deste ano, a Lei Estadual nº 12.579, que reconhece o hip-hop como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba, é um passo inicial no que diz respeito a valorização dessa manifestação artística por parte dos poderes públicos. Mesmo assim, Tarsila destaca que o hip-hop ainda enfrenta preconceitos e, por isso, o festival é um movimento de contracultura realizado de forma independente por artistas e grupos locais.
Confira abaixo a programação completa:
Programação Completa do I Festival Parahyba de Hip Hop - Foto: Liebert Pinheiro
Sobre o Coletivo Alguma Coisa
O coletivo nasceu em 2018 através da iniciativa das artistas Nyck Santos e Larissa Patrício com a organização de reuniões para discutir as demandas dos artistas autônomos de Campina Grande. Desde então, o grupo busca fazer uma aproximação entre o público e a classe artística através da realização de oficinas, feiras colaborativas, bazares, ocupações, dos chamados "Brechós Poéticos" e, agora, do I Festival Parahyba de Hip Hop.
Comentários