O projeto é espaço para artistas e produtores culturais da Região Imediata de Campina Grande
Felipe Bezerra
21 de maio de 2022
Hoje, 21 de maio, o Projeto de Extensão "Campina Cultural", celebra um ano de suas atividades. Foi através de um olhar atento e do anseio de produzir jornalismo cultural em um período de incertezas, como o da pandemia da Covid-19, que surgiu a ideia do projeto.
Idealizado pelos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Eduardo Gomes e Bruna Araújo, o projeto tem como coordenadora a professora Ada Guedes e como colaborador, o Pró-Reitor de Cultura Cristóvão Andrade.
O lançamento da plataforma ocorreu em 21 de maio de 2021. Com foco na produção de artistas e produtores culturais de Campina Grande e das 47 cidades que compõem a Região Imediata de Campina Grande, os conteúdos buscam dar visibilidade àqueles que ficam de fora das agendas tradicionais dos veículos de massa.
Através de uma rotina produtiva permanente, as equipes de mídia e reportagem praticam o jornalismo cultural com produções de notícias, entrevistas, reportagens e reportagens perfis que alimentam o site do projeto, além de conteúdos de informação e entretenimento para o perfil na rede social Instagram. Com a missão de fomentar o debate crítico sobre democratização e inclusão no setor cultural, o projeto promove ainda Oficinas e Encontros Dialógicos junto a setores da sociedade e comunidade acadêmica.
O nome do veículo faz menção direta à sua área de atuação. A identidade visual está fundamentada no conceito de movimento, inerente à própria cultura. A composição gráfica remete às pétalas amarelas do girassol, flor que carrega em sua essência o movimento e a vitalidade O projeto foi finalista em duas categorias da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) no INTERCOM NORDESTE. Sendo elas Projeto de Extensão e Website.
Quem faz acontecer
As ações e atividades do projeto são idealizadas e executadas pelos próprios extensionistas, os estudantes de jornalismo: Eduardo Gomes (Planejador de Projetos); Bruna Araújo (Editora de Mídia); Ivana Isidro (Editora de Texto); Felipe Bezerra (Repórter); Élida Matos (Repórter); Emanuelly Lucena (Social Média Designer); e Wanderson Gomes (Copywirter). O projeto também mantém a política de publicação de reportagens de demais alunos do curso que queiram atuar como freelancer.
Comentários