Projeto une música e literatura em uma performance que busca emocionar o público.
por Guilherme Barbosa
No próximo sábado (10), durante a 14ª edição da Festa Literária de Boqueirão (Flibo), vai acontecer a estreia do projeto Acordes e Cordéis, organizado pelos artistas Vevel do Acordeon e Tiago Monteiro. O evento é gratuito e ocorrerá a partir das 19h na praça da Associação Boqueirãoense de Escritores (Abes). A estreia do projeto marca um dos pontos altos da Flibo 2024.
Acordes e Cordéis tem como finalidade unir música e literatura em um espetáculo que celebra a tradição e arte nordestina. O projeto conta com a apresentação do acordeonista Vevel do Acordeon que tocará seu instrumento ao mesmo tempo que o cordelista Tiago Monteiro recitará seus versos de cordel, criando uma fusão entre música e literatura.
Tiago Monteiro explica como surgiu essa ideia do projeto: “Participo de eventos há alguns anos, declamando meus cordéis em recitais e Vevel também já tem uma caminhada musical. Participei de programas de rádio em que, coincidentemente, Vevel estava. Daí ele começou a me acompanhar musicalmente nessas ocasiões. Então já existia uma pré-disposição para apresentações juntas e foi quando eu tive a ideia do Acordes e Cordéis. Fiz o convite, que prontamente foi aceito por ele.”
Sobre a escolha da estreia do projeto ser durante o evento da Flibo, Tiago fala que “a Flibo é a primeira festa literária da Paraíba. Por esse motivo, tem uma representatividade muito grande para mim, que faço parte da área literária e sou amigo de Mirtes Waleska, a idealizadora do projeto. Então, não teria um lugar melhor para estrear esse projeto e por toda significância do evento”.
“A expectativa para apresentação é muito grande, pois é a estreia do projeto. Estamos preparando um repertório bem especial com poemas em várias temáticas”, finaliza Tiago. O projeto Acordes e Cordéis seguirá depois da estreia com apresentações em Alcantil, Riacho de Santo Antônio e Barra de São Miguel, que ocorrerão ainda neste mês de agosto. Mais informações no perfil do espetáculo no instagram.
Sobre a Flibo
A Festa Literária de Boqueirão (Flibo) surgiu em 2010 com o objetivo de fomentar a literatura local. Anualmente é promovido um evento gratuito com palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações culturais. A edição de 2024 da Flibo tem como tema “Entre rimas e utopias, nasce a poesia” e tem como homenageado o poeta gaúcho Lau Siqueira. Veja a programação completa em @fliboparaiba.
Comentários