top of page

Segunda etapa do Encontro da Música Regional de Raiz tem início hoje (11)

Serão 5 dias de programação do festival, repleto de tradição e musicalidade regional


Por Emilly Oliveira


Pôster de divulgação do Encontro de Música Regional de Raiz de 11 a 16 de novembro
Pôster de divulgação do Encontro de Música Regional de Raiz – Foto: Reprodução/Instagram @sescpb

No teatro Sesc de Campina Grande, a partir de hoje (11), tem início a segunda etapa do Encontro da Música Regional de Raiz. O evento, que se estende até sábado (16), promete uma programação diversificada e completa com oficinas e apresentações de grupos e artistas. Além do teatro Sesc, o Museu de Arte Popular e a Empasa também serão palcos das atividades do evento.


O Encontro surge como uma iniciativa com o propósito de preservar e disseminar as expressões artísticas que desempenharam papel fundamental na formação e contínua influência das identidades culturais do povo nordestino.


Este projeto, promovido pelo Sesc Paraíba em colaboração com o Departamento Nacional do Sesc, representa um compromisso dedicado à celebração da diversidade musical enraizada nas tradições regionais do Brasil.


O produtor cultural, brincante popular e desenhista campinense, Pablo Rebeca, que participa do encerramento da segunda etapa do Encontro no sábado (16), fala sobre o evento, que conta com muitas referências da cultura popular, sendo um marco na música. Para ele, é uma alegria ter sido convidado para participar: “é um privilégio marcar presença no festival, não consigo expressar com palavras esse momento, realmente é um festival de referência musical”.

 

Para o musicista, o evento é importante para a cultura local por trazer a influência da cultura regional de uma forma mais acessível: “É muito comum ver que muita gente que é daqui e não conhece sua cultura da terra onde nasceu. E com a internet, a gente acaba descobrindo mais da cultura de outros lugares do que procuramos saber da nossa”.

 

A primeira etapa do Encontro da Música Regional Raiz foi realizada em novembro e contou com apresentações de Lia de Itamaracá, Samba de Coco Raízes de Arcoverde e Samba de Coco Irmãs Lopes. Os cinco dias da segunda etapa serão repletos de apresentações e oficinas, confira a programação:




Sobre o Encontro de Música Regional de Raiz

O projeto busca valorizar os talentosos artistas da região, preservando a rica identidade cultural do Nordeste por meio de diversas expressões artísticas, como o coco de roda, ciranda, maracatu, cavalo marinho, reisado, emboladores de coco e repentistas. E é o festival que ocupa lugar de destaque na cena artístico cultural de Campina Grande, com o objetivo principal de difundir e promover a diversidade da música escrita e oral do Brasil, além de contribuir no campo da formação, proporcionando um ambiente propício para o enriquecimento cultural e artístico.

Comments


bottom of page