Exibição compõe programação dos 177 anos de aniversário da cidade
por Felipe José
O Teatro Minerva, em Areia, receberá hoje (15) uma exibição especial do curta "Areia: Memória e Cinema" da cineasta Letícia Damasceno Barreto. A sessão terá início às 19h e será seguida de um debate com a diretora e parte da equipe do filme. Além desta exibição, que é gratuita e aberta a todos os públicos, o Teatro contará com mais dois momentos de exibição amanhã (16), no período da manhã e da tarde, exclusiva para alunos da rede pública.
O filme faz um panorama histórico do cenário audiovisual de Areia entre os anos de 1920 e 1930, através da história de Gutemberg Barreto, avô da diretora e primeiro projecionista do então Cine Theatro Minerva. A produção foi realizada na própria cidade em junho de 2022 e, agora, a diretora retorna para fazer as primeiras exibições como parte das comemorações do aniversário de Areia, que completa 177 anos nesta quinta (18).
Além do documentário de Letícia, outros três curtas também serão exibidos para os alunos nesses dois dias: "Eu sou o servo - um filme sobre o Padre Ibiapina"; "Zé"; e "Irmãs". Segundo Rinaldo Bandeira, atual Secretário de Cultura e Turismo de Areia, essa programação realizada em parceria com a Secretaria de Educação "busca possibilitar aos alunos da rede municipal de educação a imersão através da exibição de filmes em ambiente de cinema".
Sobre o Teatro Minerva
Quase tão antigo quanto a cidade de Areia, o Teatro Minerva inaugurado em 1859 é o mais antigo da Paraíba. Originalmente foi fundado com o nome "Teatro Recreio Dramático" mas no inicio do século XX teve seu nome alterado para homenagear a deusa romana das artes e da sabedoria. Além de teatro, também já funcionou como cinema, sob o nome de "Cine Theatro Minerva".
Comments