As atividades da 6ª edição da FLIC ocorrem em diversos pontos da cidade
Por Ana Luísa Rocha
Com a abertura marcada para este sábado (11) a Feira Literária de Campina Grande segue até o dia 19 de novembro com uma programação repleta de ações voltadas para cultura literária. Renomados autores paraibanos e de outras partes do Brasil marcam presença em atividades como rodas de diálogos, leitura coletiva, lançamento de livros e apresentações musicais.
Na edição de 2023 a FLIC tem como tema "Páginas de Esperança" e todos os eventos da programação são gratuitos e acontecem em diversos pontos da cidade de Campina Grande, como o Centro Cultural Lourdes Ramalho e o Parque da Criança; além das atividades em escolas públicas do município.
Autores renomados como Bruno Ribeiro (PB), Stephanne Says (PB), Maria Valéria Rezende (SP), Xico Sá (CE/SP), Aline Bei (SP) e Vanessa Passos (CE) fazem parte da programação da FLIC, que este ano conta com o apoio do Ministério da Cultura através das leis de incentivo a cultura e dos grupos Energisa e Cagepa para sua realização. Para o professor Stellio Mendes, um dos idealizadores do evento, essas parcerias ampliam o alcance da FLIC: "[O apoio] possibilitou aumentar não só o número de dias, mas também trazer nomes de repercussão nacional para nossas rodas de diálogo."
Em sua sexta edição, a Feira Literária vai receber, pela primeira vez, uma atração internacional. Segundo Stellio, a parceria entre a organização da FLIC e o Consulado da França culminou na vinda do espetáculo circense "Trait(s)" da companhia francesa SCoM à Campina Grande. O espetáculo acontece no domingo (12) às 10h no Parque da Criança.
A FLIC vai além dos livros, dando espaço a outras formas do fazer artístico. "Temos a oportunidade de dialogar com outras artes, como é o caso da música, artesanato e o circo, o que promove um diálogo muito interessante com a literatura", afirma Stellio. "Nós consideramos que a FLIC contribui de uma maneira para que a cultura volte ao patamar de excelência que um dia ocupou na Rainha da Borborema", conclui.
Para ter acesso a programação completa e outras informações, acesse o site oficial da FLIC 2023 ou o Instagram.
Sobre a FLIC
A primeira edição da FLIC foi idealizada em 2018 por quatro professores: Iasmin Mendes, Samelly Xavier, Carla Teíde e Stellio Mendes que iniciaram o projeto com o objetivo de impulsionar uma cultura literária na cidade. Em 2022 o tema do evento foi "Campina em Estado de Poesia" e teve uma programação multicultural.
Comentarios