top of page

VI Feira Literária de Campina Grande acontece entre os dias 11 e 19 de novembro

As atividades da 6ª edição da FLIC ocorrem em diversos pontos da cidade


Por Ana Luísa Rocha


Baner de divulgação da VI Feira Literária de Campina Grande
Banner de divulgação do evento – Foto: Reprodução/Instagram @flicfeira

Com a abertura marcada para este sábado (11) a Feira Literária de Campina Grande segue até o dia 19 de novembro com uma programação repleta de ações voltadas para cultura literária. Renomados autores paraibanos e de outras partes do Brasil marcam presença em atividades como rodas de diálogos, leitura coletiva, lançamento de livros e apresentações musicais.


Na edição de 2023 a FLIC tem como tema "Páginas de Esperança" e todos os eventos da programação são gratuitos e acontecem em diversos pontos da cidade de Campina Grande, como o Centro Cultural Lourdes Ramalho e o Parque da Criança; além das atividades em escolas públicas do município.


Autores renomados como Bruno Ribeiro (PB), Stephanne Says (PB), Maria Valéria Rezende (SP), Xico Sá (CE/SP), Aline Bei (SP) e Vanessa Passos (CE) fazem parte da programação da FLIC, que este ano conta com o apoio do Ministério da Cultura através das leis de incentivo a cultura e dos grupos Energisa e Cagepa para sua realização. Para o professor Stellio Mendes, um dos idealizadores do evento, essas parcerias ampliam o alcance da FLIC: "[O apoio] possibilitou aumentar não só o número de dias, mas também trazer nomes de repercussão nacional para nossas rodas de diálogo."


Em sua sexta edição, a Feira Literária vai receber, pela primeira vez, uma atração internacional. Segundo Stellio, a parceria entre a organização da FLIC e o Consulado da França culminou na vinda do espetáculo circense "Trait(s)" da companhia francesa SCoM à Campina Grande. O espetáculo acontece no domingo (12) às 10h no Parque da Criança.


A FLIC vai além dos livros, dando espaço a outras formas do fazer artístico. "Temos a oportunidade de dialogar com outras artes, como é o caso da música, artesanato e o circo, o que promove um diálogo muito interessante com a literatura", afirma Stellio. "Nós consideramos que a FLIC contribui de uma maneira para que a cultura volte ao patamar de excelência que um dia ocupou na Rainha da Borborema", conclui.


Para ter acesso a programação completa e outras informações, acesse o site oficial da FLIC 2023 ou o Instagram.


Sobre a FLIC

A primeira edição da FLIC foi idealizada em 2018 por quatro professores: Iasmin Mendes, Samelly Xavier, Carla Teíde e Stellio Mendes que iniciaram o projeto com o objetivo de impulsionar uma cultura literária na cidade. Em 2022 o tema do evento foi "Campina em Estado de Poesia" e teve uma programação multicultural.


Comentarios


bottom of page