top of page

Equipe do website Campina Cultural vence Prêmio Expocom Nordeste 2024

Premiação integra programação do Intercom Nordeste 2024


por Redação


Felipe José apresenta Campina Cultural no prêmio EXPOCOM 2024 - Foto: Campina Cultural
Felipe José apresenta Website no prêmio Expocom 2024 - Foto: Campina Cultural

O Campina Cultural venceu a edição Nordeste do prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) na categoria Blog/ Website em 2024 e se consagrou campeão após dois anos consecutivos (2022 e 2023) figurando como um dos melhores sites da categoria!


Neste ano, o trabalho foi assinado pelos ativistas midiáticos Felipe José, Eduardo Gomes e Bruna Araújo, e pelo professor doutor Rafael Melo, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A apresentação do trabalho aconteceu no primeiro dia da programação do Intercom Nordeste 2024 realizado na cidade de Natal (RN), entre os dias 08 e 10 de maio. Felipe José esteve por lá representando a equipe do site e apresentando o trabalho aos pares.


Para ele, essa premiação é de extrema importância pois "representa o reconhecimento de um trabalho árduo e contínuo, desenvolvido por toda a equipe que ajuda a construir o Campina Cultural, em promover um canal de interlocução com os fazedores de cultura de Campina Grande e suas proximidades. É mais do que tudo, uma validação do nosso trabalho que nos incentiva a continuar atuando e se aperfeiçoando cada vez mais!"


O website foi lançado em 21 de maio de 2021 e é um dos produtos do Campina Cultural, programa de extensão homônimo ao produto vencedor idealizado por Eduardo Gomes e Bruna Araújo em 2020, sob coordenação e mentoria da professora doutora Ada Guedes, do curso de Jornalismo da UEPB.


Embora seja um trabalho totalmente idealizado, gerido e desenvolvido por alunos, a atividade do Programa só é possível graças ao olhar cuidadoso e coordenação precisa de Ada Guedes e de seu empenho em criar pontes com outros professores como é o caso do próprio Rafael Melo que se responsabilizou pelo trabalho apresentado na premiação deste ano, bem como de outros colaboradores e parceiros.


"Quando concebemos os primeiros esboços do website, em 2020, nós acreditávamos que o protagonismo discente era fundamental na organização de um produto experimental capaz de fortalecer saberes e narrativas locais. Isso foi viabilizado graças ao exercício de nossa autonomia e promoção do instinto coletivo a partir do olhar sensível do poeta e professor Rafael Melo e da jornalista e professora Ada Guedes", comentam Eduardo Gomes e Bruna Araújo.


O Expocom é destinado a apresentar e premiar os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes no campo da comunicação. Em 2022, o Campina Cultural já havia sido finalista da Etapa Nordeste nas categorias Projeto de Extensão e Blog/ Website, na cidade de Salvador (BA); e em 2023 concorreu novamente na categoria Blog/ Website, na própria cidade de Campina Grande (PB).


A vitória da equipe do Campina Cultural em 2024 na cidade de Natal (RN) é simbólica e vem na mesma semana em que o Programa teve sua ampliação histórica aprovada em edital, e pouco mais de um mês após ter sido reconhecido pela Câmara Municipal de Campina Grande por suas contribuições para a cultura do município.

コメント


bottom of page