Premiação integra programação do Intercom Nordeste 2024
por Redação
O Campina Cultural venceu a edição Nordeste do prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) na categoria Blog/ Website em 2024 e se consagrou campeão após dois anos consecutivos (2022 e 2023) figurando como um dos melhores sites da categoria!
Neste ano, o trabalho foi assinado pelos ativistas midiáticos Felipe José, Eduardo Gomes e Bruna Araújo, e pelo professor doutor Rafael Melo, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A apresentação do trabalho aconteceu no primeiro dia da programação do Intercom Nordeste 2024 realizado na cidade de Natal (RN), entre os dias 08 e 10 de maio. Felipe José esteve por lá representando a equipe do site e apresentando o trabalho aos pares.
Para ele, essa premiação é de extrema importância pois "representa o reconhecimento de um trabalho árduo e contínuo, desenvolvido por toda a equipe que ajuda a construir o Campina Cultural, em promover um canal de interlocução com os fazedores de cultura de Campina Grande e suas proximidades. É mais do que tudo, uma validação do nosso trabalho que nos incentiva a continuar atuando e se aperfeiçoando cada vez mais!"
O website foi lançado em 21 de maio de 2021 e é um dos produtos do Campina Cultural, programa de extensão homônimo ao produto vencedor idealizado por Eduardo Gomes e Bruna Araújo em 2020, sob coordenação e mentoria da professora doutora Ada Guedes, do curso de Jornalismo da UEPB.
Embora seja um trabalho totalmente idealizado, gerido e desenvolvido por alunos, a atividade do Programa só é possível graças ao olhar cuidadoso e coordenação precisa de Ada Guedes e de seu empenho em criar pontes com outros professores como é o caso do próprio Rafael Melo que se responsabilizou pelo trabalho apresentado na premiação deste ano, bem como de outros colaboradores e parceiros.
"Quando concebemos os primeiros esboços do website, em 2020, nós acreditávamos que o protagonismo discente era fundamental na organização de um produto experimental capaz de fortalecer saberes e narrativas locais. Isso foi viabilizado graças ao exercício de nossa autonomia e promoção do instinto coletivo a partir do olhar sensível do poeta e professor Rafael Melo e da jornalista e professora Ada Guedes", comentam Eduardo Gomes e Bruna Araújo.
O Expocom é destinado a apresentar e premiar os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes no campo da comunicação. Em 2022, o Campina Cultural já havia sido finalista da Etapa Nordeste nas categorias Projeto de Extensão e Blog/ Website, na cidade de Salvador (BA); e em 2023 concorreu novamente na categoria Blog/ Website, na própria cidade de Campina Grande (PB).
A vitória da equipe do Campina Cultural em 2024 na cidade de Natal (RN) é simbólica e vem na mesma semana em que o Programa teve sua ampliação histórica aprovada em edital, e pouco mais de um mês após ter sido reconhecido pela Câmara Municipal de Campina Grande por suas contribuições para a cultura do município.
Comments