Divisão Regional
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o Órgão responsável pela Divisão Regional do Brasil.
Em 2017, o IBGE instituiu um novo modelo de Divisão Regional do Brasil baseado em Regiões Geográficas Intermediárias e Imediatas. Esta regionalização substitui as Micro e Mesorregiões Geográficas.
De acordo com o Instituto, as Regiões Geográficas correspondem a uma escala intermediária entre as Unidades da Federação e as Regiões Geográficas Imediatas. Estas últimas têm na rede urbana o seu principal elemento de referência:
"Essas regiões são estruturas a partir de centros urbanos próximos para a satisfação das necessidades imediatas das populações, tais como: compras de bens de consumo duráveis e não duráveis; busca de trabalho; procura por serviços de saúde e educação; e prestação de serviços públicos, como postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, do Ministério do Trabalho e de serviços judiciários, entre outros", aponta o IBGE.
Cobertura midiática
O estado da Paraíba possui quatro Regiões Geográficas Intermediárias
e 15 Regiões Geográficas Imediatas.
O Campina Cultural cobre atualmente a Região Geográfica Imediata de Campina Grande, que está localizada na Região Geográfica Intermediária de Campina Grande.
Ela é composta por 47 cidades, destacando-se o município de Campina Grande como uma Capital Regional e é entendido pelo estudo Regiões de Influência das Cidades (REGIC/IBGE) de 2018 como um centro urbano de forte influência nos municípios da região.