top of page

Sobre

Conheça o veículo e

nosso manifesto

Logotipo do Campina Cultural

A proposta do projeto Campina Cultural surgiu em 2020 no contexto da pandemia da COVID-19, a partir da mobilização dos acadêmicos de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Eduardo Gomes, Bruna Araújo e Ana Luísa Rocha, apoiados pela professora Ada Guedes e pelo Pró-Reitor de Cultura Cristóvão Andrade. As atividades iniciaram no ano seguinte e o lançamento da plataforma ocorreu em 21 de maio de 2021.

 

A percepção dos estudantes estava inscrita em um duplo desafio: exercer a prática do jornalismo cultural em meio às adversidades que o cenário epidemiológico apresentava e, conjuntamente, mobilizar a sociedade para as demandas da cultura local, midiatizando as ações de atores sociais pelo fazer jornalístico.  

Nós temos como propósito ir além das tradicionais agendas culturais dos veículos de comunicação local ou, ainda, do entretenimento de massas. O foco de nossas narrativas é e sempre será o personagem da cultura local.

A nossa linha editorial se estrutura em três vertentes: a editoria Feito, que busca midiatizar os dons, o talento, a criatividade e a determinação de artistas locais; a editoria Fato, que apresenta debates e reflexões na luta por dias melhores, sob o olhar de nossos ativistas; e a editoria Gente, que resgatam as manias, as personalidades, os interesses e as visões de mundo de quem está envolvido na produção cultural de nossa região.

 

A produção jornalística das editorias especializadas é desenvolvida por meio da criação textual a partir dos gêneros reportagem, reportagem perfil e entrevistas. Além disso, em 2022, o projeto expandiu para a produção factual de notícias. A rotina produtiva do projeto permite a co-produção com alunos externos ao projeto, mantendo firme a interlocução com o ensino laboratorial.

O nome do veículo faz menção direta à sua área de atuação. Nossa identidade visual está fundamentada no conceito de movimento, inerente à própria cultura. A composição gráfica nos remete às pétalas amarelas do girassol, flor que carrega em sua essência o movimento e a vitalidade.

nosso
manifesto

Afinal, o que é o movimento?

O movimento é aquilo que nos encanta, nos traz vida e está presente na cultura de nosso povo. Está nas pinceladas dos pintores, no trançado das artesãs e na longa caminhada de nossos ativistas.

Apaixonado pelo movimento, o Campina Cultural é inspirado pelos feitos e fatos de nossa gente. Eles movimentam a nossa cultura.

Convidamos você a imergir neste nosso florescer.

Movimente-se conosco!

bottom of page