top of page

Campina Cultural recebe reconhecimento na Câmara de Vereadores de Campina Grande

Por Redação


Alunos e coordenadora do programa ao lado da vereadora Jô Oliveira (da esquerda para a direita: Felipe José, Ada Guedes, Jô Oliveira e Eduardo Gomes)
Alunos e coordenadora do programa ao lado da vereadora Jô Oliveira (da esquerda para a direita: Felipe José, Ada Guedes, Jô Oliveira e Eduardo Gomes) - Foto: Taysom Maytchael

Nesta quarta-feira (20) pela manhã, o Campina Cultural foi homenageado na Câmara de Vereadores de Campina Grande, recebendo voto de aplausos por sua significativa contribuição para a cena cultural de Campina Grande e de sua Região Geográfica Imediata. A homenagem se deu graças a vereadora Jô Oliveira, através do requerimento nº 785/2024.


O Campina Cultural é um Programa de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba, nascido em novembro de 2020 e idealizado pelos estudantes de Jornalismo Eduardo Gomes e Bruna Araújo, ao lado dos docentes Ada Guedes e Cristóvão de Andrade.


Desde a sua gênese, o Programa buscou exercer a prática do jornalismo cultural e mobilizar a sociedade para as demandas da cultura local, midiatizando narrativas em que os produtores de fazeres e saberes artístico-culturais fossem o foco de suas ações e protagonistas da promoção do conhecimento.


Durante o ato, a professora e coordenadora do programa, Ada Guedes, comentou sobre a importância da universidade ao assumir seu papel como ouvinte da sociedade.

"Cada vez que vamos nos aproximando desses sujeitos, desses fazedores de cultura, mais o nosso projeto eriquece. Percebemos que a universidade não tem que se aproximar dessas pessoas para ensinar. Nós não temos que ensinar nada. É com esses sujeitos que estamos aprendendo e refazendo os nossos olhares.

Ao longo de seus quatro anos de existência, o Campina Cultural manteve o fortalecimento da rede cultural de Campina Grande atuando nos eixos cultura, comunicação e educação; fomentando a produção e circulação de conhecimento científico; contribuindo para a formação de futuros profissionais atentos ao papel social e político da arte; fortalecendo vínculos sociais e incentivando o surgimento de novos produtores culturais locais.


Nesse percurso, soma-se o empenho de outros ativistas midiáticos, sendo eles Ana Luísa Rocha, Eduardo Araújo, Felipe José e Taysom Maytchael; dos colaboradores Rafael Melo, Renato Hennys, Radamés Rocha, Joseilda Diniz e de quase 50 estudantes universitários oriundos de várias regiões do Nordeste que atuam ou atuaram no programa.


Essa não é a primeira vez que o Campina Cultural recebe algum reconhecimento. Em agosto do último ano, o Programa foi agraciado com uma menção honrosa por seu desempenho na articulação e monitoria do IV FORCULT Nordeste, realizado em Campina Grande. Além disso, por dois anos consecutivos, o Campina Cultural foi um dos finalistas do EXPOCOM Etapa Nordeste. Em 2022, nas categorias Projeto de Extensão e Website; e em 2023, na categoria Website.


bottom of page