top of page

Queima de Flores ocorre na comunidade de Muquém, em Areia-PB, neste sábado (27)

A cerimônia marca o fim do Maio Mariano na comunidade


Por Julia Nunes


Pôster oficial da "Queima de Flores" em Muquém (PB) - Foto: Enoque Júnior - Campina Cultural
Pôster oficial da "Queima de Flores" na comunidade de Muquém, em Areia-PB - Foto: Enoque Júnior

No sábado (27), a partir das 20h, a comunidade de Muquém, em Areia-PB, realizará a "Queima de Flores" em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. O ritual deste ano será realizado na Igreja de Santa Luzia, na R. Avelino Rodrigues Moreira da Costa, S/N - Centro (próx. a Praça Manoel Justino Alves) e contará com um leilão de prêmios encerrando a programação.


A Queima de Flores faz parte do Maio Mariano, uma celebração da igreja católica que ocorre, anualmente, durante o mês de maio e tem como objetivo prestar homenagens a N. S. da Conceição através de noitários. Para cerimônia deste sábado, a noite será dividida em quatro momentos: o noitário, às 20h; em seguida, a queima de Flores; a coroação de Nossa Senhora e, por fim, o leilão de prêmios.


Este período mobiliza toda comunidade católica da região que, em prol da organização do evento, considerado uma tradição geracional, reúne os moradores para colaborar na ornamentação ou na liturgia, como no caso de Dannielle dos Santos, que participa ativamente da programação graças ao exemplo deixado pelo avó: "Minha vó fazia os noitários marianos na casa dela, e fazia o encerramento", conta.


Em 2021, a Câmara Municipal de Areia aprovou a Lei nº 1.025/2021, que reconheceu a queima de flores como patrimônio cultural e imaterial do município, graças à forte presença da tradição, que chegou pela colonização portuguesa nos lares dos fiéis. Na Paraíba, pelo menos 32 comunidades católicas e rurais, incluindo o Distrito de Muquém, prestam suas homenagens à Nossa Senhora da Conceição.


Desde a oficialização, a cerimônia passou a compor o currículo da rede pública de ensino de Areia, nas disciplinas de Fundamentos Básico do Turismo e Ensino Religioso das classes iniciais e finais do ensino fundamental. O professor da rede de ensino areiense, Radamés Rocha acredita que a iniciativa fortalece a tradição entre as próximas gerações e acrescenta: "Vejo a Queima de Flores como uma escola que me formou em várias dimensões."


Sobre o Maio Mariano

O Maio Mariano teve origem na Itália através da Igreja Católica, que tinha como intuito marcar a chegada da primavera e dar continuidade ao retiro sacro do período de Páscoa. À princípio, a celebração era guiada por um livro chamado "Florilégio", que foi o percursor da prática na região de Muquém (PB). Atualmente, o livro se tornou uma relíquia e muitas comunidades mantêm a tradição através do conhecimento familiar.

bottom of page