top of page

Neste sábado (13), ACULTPB realiza II Coco Encantado no Museu dos Três Pandeiros

Por Ana Luísa Rocha


Evento acontece em paralelo a Feira do Coletivo no Museu dos Três pandeiros


Neste sábado (13), a partir das 16h, a Associação Cultural da Paraíba (ACULTPB) realiza a 2ª edição do


Pôster de divulgação do II Conco Encantado - Imagem: Reprodução/ACULT PB

“Coco Encantado” no Museu de Arte Popular da Paraíba, o Museu dos Três Pandeiros, às margens do Açude Velho, em Campina Grande. O evento foi aprovado através da Lei Paulo Gustavo, e busca celebrar e valorizar a cultura do Coco de Roda Paraibano.


Para Jorge Elô, diretor da ACULT, um evento como esse é necessário pois “existe a importância do resgate das tradições e das ancestralidades, principalmente das culturas afro-indígenas”. O nome “Coco Encantado” faz referência justamente a essa matriz afro-indígena e religiosa. “Na discussão junto dos grupos de coco, a gente sentiu essa necessidade de trazer para as novas gerações, de formar público. Mas de formar, também, pessoas que compõem e que produzem coco de roda”, afirma Elô.


A 1ª edição do Coco Encantado aconteceu em 2021, na cidade de Esperança (PB) e reuniu artistas, músicos e amantes da cultura paraibana. Já a segunda edição contará com apresentações dos grupos "Coqueiro Alto", "JB do Coco e Tirinete" e "Coletivo Cultural Caiana dos Crioulos".


“Nós trouxemos a 2ª edição para Campina porque aqui é um polo forte de produção de coco de roda, e tem um público bacana também. Então, sentimos que era um momento de prestigiar esse pessoal”, explica Elô. “Nossa ideia é que as edições do “Coco Encantado” ocorram em diversas regiões da Paraíba”, conclui.


O II Coco Encantado acontece em paralelo com mais uma edição da Feira do Coletivo que será realizada nos dias 13 e 14, no Museu, também às 16h. A Feira é organizada pelo Coletivo Mulheres Empreendedoras e contará com exposição de artesanato local, gastronomia típica regional e, no dia 14, terá apresentação do grupo “Coco de Dandalunda”, da cidade de Puxinanã (PB).


Roberta Gerciane, co-fundadora do Coletivo Mulheres Empreendedoras, conta que a feira acontece normalmente de dois em dois meses, sempre com um tema diferente; o de abril é “Coco Encantado” pela parceria do Coletivo com a Associação Cultural da Paraíba. “Para a feira de abril, o objetivo é acolher esse pessoal que quer expor, que quer vender seus artesanatos no cara a cara com o cliente”, comenta Roberta. Sobre a ACULTPB A Associação Cultural da Paraíba foi fundada em 2014 e é resultado de um trabalho conjunto de artistas paraibanos que sentiram a necessidade de unir forças para profissionalizar e fomentar a produção artística por toda a Paraíba. A ACULTPB tem como missão a profissionalização dos artistas regionais e a distribuição artística por meio da realização de festivais, oficinas, mentorias e serviços para elaboração de currículos e portfólios artísticos.

bottom of page