top of page

Mestras Poroca e Indaiá são as homenageadas do Festival Sambada da Feira

2ª edição do evento acontece na Feira Central e tem como foco as manifestações tradicionais


Por Ana Flávia Soares


Pôster de divulgação do evento Festival Sambada da Feira 2024
Banner de divulgação "2ª edição Sambada da Feira" – Imagem: Liebert Pinheiro

A 2ª edição do Sambada da Feira homenageia as irmãs Mestra Indaiá (Francisca Conceição Barbosa) e Mestra Poroca (Regina Barbosa), conhecidas como "As ceguinhas de Campina Grande". O evento será no Espaço Cultural da Feira Central, no próximo sábado (23), a partir das 9h e vai contar com a apresentação de artistas como Mestra Penha, Coco de Roda Mestre Zé Cuca e Ciranda da alegria, além de diversas brincadeiras e manifestações da cultura popular paraibana e nordestina.


A escolha das homenageadas foi motivada pelo apoio que as mestras Indaiá e Poroca deram à primeira edição do Sambada. O grupo, também formado originalmente por Maroca, que faleceu em 2017, iniciou logo cedo os trabalhos, cantando emboladas e tocando ganzá pelas ruas e feiras de Campina Grande e de cidades próximas, difundindo e fazendo cultura. Essa homenagem portanto, segundo a brincante da cultura popular e idealizadora do evento, Guerreira Passos, é um reconhecimento por terem acreditado no Sambada da Feira desde o seu surgimento, pois sem elas e outros mestres, o evento não existiria.


Na primeira edição do Sambada da Feira, em 2019, o festival foi realizado com recursos mínimos, através do apoio de amigos e feirantes. Neste ano, porém, o evento será realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo estadual, promovendo 3 edições:

"Se sem dinheiro a gente fez uma, com dinheiro vamos fazer logo três. Tudo que a gente quer é sambar coco, ciranda, maracatu, cavalo marinho e tantas outras tradições para matar as saudades", destaca Guerreira.

As próximas datas do Festival serão 27 de julho e 28 de setembro, em que se apresentarão diversas atrações e serão homenageados mestras ou mestres da cultura popular paraibana.


Enfatizando que a cultura está em tudo a nossa volta, Guerreira deixa o convite para todos os interessados e amantes da cultura para participarem das edições do festival, sobretudo a do próximo sábado (23). O evento é gratuito e livre para todos os públicos.


Participantes da primeira edição do Festival Sambada da Feira
1ª edição Sambada da Feira – Foto: Reprodução/produção do evento

Sobre o Sambada da Feira

O Festival Sambada da Feira é um evento de brincadeiras artísticas populares, como cantigas, danças, poesia, artes cênicas e as artes integradas aos cocos, cirandas, mazurcas, maracatus e demais manifestações presentes no Nordeste brasileiro. Ele foi criado pela brincante da cultura popular Guerreira Passos, e tem como objetivo promover um espaço de fortalecimento da cultura popular paraibana e dar visibilidade a essas ricas manifestações, que por vezes são ignoradas. Além disso, busca valorizar mestras e mestres, grupos e fazedores de cultura da Paraíba.

Em 2024, através do apoio da Lei Paulo Gustavo destinada a 3ª Regional de Cultura pelo Governo do Estado, o Sambada vai realizar 3 edições: a primeira em 23 de março, e as demais em 27 de julho e 28 de setembro.




bottom of page